Operação da Polícia Federal resulta na destruição de 86 dragas no Rio Madeira (veja o vídeo)

A operação conjunta da Polícia Federal e do Ibama que resultou na destruição de 86 dragas e balsas utilizadas em garimpo ilegal no rio Madeira é uma ação significativa no combate à mineração ilegal, no Rio Madeira, na região de Humaitá, sul do estado do Amazonas.

O objetivo do trabalho é a prevenção e a repressão de infrações contra o meio ambiente e a usurpação de bens da União. O foco foi a destruição das dragas, balsas e outros aparatos empregados na extração ilegal de minério do ouro no leito do Rio Madeira, visando diretamente a redução de danos ambientais causados pelo garimpo ilegal, que inclui a poluição dos rios com mercúrio e outros produtos químicos, além da degradação dos ecossistemas aquáticos e das margens dos rios.

Durante a destruição dos equipamentos, a forca tarefa teve o apoio de embarcações táticas, do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), 22 policiais federais e servidores do Ibama.  Ao todo, foram destruídas 86 embarcações entre dragas e balsas.

Ao desarticular operações de garimpo ilegal, a ação também atinge as redes criminosas envolvidas na exploração e comercialização ilegal de recursos minerais. A Polícia Federal continua monitorando a atuação de atividades ilegais na região, a fim de preservar o meio ambiente e de identificar os responsáveis pelas práticas criminosas, para serem levados à justiça na proporcionalidade de seus atos.

A ação beneficia as comunidades ribeirinhas e indígenas que sofrem diretamente com os impactos negativos do garimpo ilegal. Além do combate ao garimpo ilegal, a medida pode ajudar a preservar os recursos naturais, fonte de subsistência das comunidades ribeirinhas.

A destruição dos equipamentos pode levar a uma retaliação ou tentativas de reorganização por parte dos garimpeiros ilegais, exigindo vigilância contínua das autoridades que muito provável novas operações continuem a ocorrer para assegurar que o garimpo ilegal não retorne ou se prolifere em outras áreas da região.

Confira:

Source: Redação/CN
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias