Operação da Polícia Federal resulta na destruição de 86 dragas no Rio Madeira (veja o vídeo)

A operação conjunta da Polícia Federal e do Ibama que resultou na destruição de 86 dragas e balsas utilizadas em garimpo ilegal no rio Madeira é uma ação significativa no combate à mineração ilegal, no Rio Madeira, na região de Humaitá, sul do estado do Amazonas.

O objetivo do trabalho é a prevenção e a repressão de infrações contra o meio ambiente e a usurpação de bens da União. O foco foi a destruição das dragas, balsas e outros aparatos empregados na extração ilegal de minério do ouro no leito do Rio Madeira, visando diretamente a redução de danos ambientais causados pelo garimpo ilegal, que inclui a poluição dos rios com mercúrio e outros produtos químicos, além da degradação dos ecossistemas aquáticos e das margens dos rios.

Durante a destruição dos equipamentos, a forca tarefa teve o apoio de embarcações táticas, do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), 22 policiais federais e servidores do Ibama.  Ao todo, foram destruídas 86 embarcações entre dragas e balsas.

Ao desarticular operações de garimpo ilegal, a ação também atinge as redes criminosas envolvidas na exploração e comercialização ilegal de recursos minerais. A Polícia Federal continua monitorando a atuação de atividades ilegais na região, a fim de preservar o meio ambiente e de identificar os responsáveis pelas práticas criminosas, para serem levados à justiça na proporcionalidade de seus atos.

A ação beneficia as comunidades ribeirinhas e indígenas que sofrem diretamente com os impactos negativos do garimpo ilegal. Além do combate ao garimpo ilegal, a medida pode ajudar a preservar os recursos naturais, fonte de subsistência das comunidades ribeirinhas.

A destruição dos equipamentos pode levar a uma retaliação ou tentativas de reorganização por parte dos garimpeiros ilegais, exigindo vigilância contínua das autoridades que muito provável novas operações continuem a ocorrer para assegurar que o garimpo ilegal não retorne ou se prolifere em outras áreas da região.

Confira:

Source: Redação/CN
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias