Eleições 2026: Ministro Nunes Marques será presidente do TSE nas eleições de 2026

Foto: TSE

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumirá, nesta segunda-feira (3), a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com essa nova posição, ele será o sucessor da ministra do STF Cármen Lúcia, que assumirá o comando da Corte eleitoral.

A próxima mudança na presidência do TSE está prevista para agosto de 2026, quando Nunes Marques assumirá a liderança do tribunal durante as eleições gerais, que incluirão o pleito presidencial.

O TSE é composto por sete juízes: três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pela classe dos juristas. A presidência e a vice-presidência são ocupadas apenas pelos ministros do STF, seguindo um sistema de rodízio similar ao adotado pelo Supremo Tribunal Federal.

Nesta segunda-feira, Cármen Lúcia sucederá Alexandre de Moraes na presidência do TSE. Juntamente com a nova presidente, um novo vice também assumirá suas funções. Em 2026, quando Nunes Marques assumir a presidência, espera-se que o ministro do STF André Mendonça ocupe a vice-presidência do TSE.

Assim, a eleição presidencial de 2026 terá no comando da mais alta instância da Justiça Eleitoral os dois ministros do Supremo indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro já foi condenado em três julgamentos diferentes. A pena aplicada foi uma só: inelegibilidade pelo período de oito anos. Mesmo assim, o ex-presidente continue firme em defesa do país e lutando contra a inelegibilidade. 

 

Source: Redação/CN
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias