Relatoria de projeto de anistia para presos do 8 de janeiro cai na mão certa

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) será o relator do projeto de lei que anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Rodrigo Valadares é vice-líder da minoria na Câmara.

A escolha, de acordo com a presidente, Caroline de Toni, levou em conta o conhecimento jurídico e o contato direto do deputado com os presos do 8/1.

O texto diz que serão anistiados “todos que tenham participado de manifestações em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 até a entrada em vigor da lei”.

A proposta ainda inclui perdão de multas e crimes de cunho eleitoral relacionados a eleição presidencial de 2022.

Como a CCJ analisará não só a constitucionalidade, mas também o mérito da proposta, Valadares poderá incluir no texto a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarado inelegível por uma reunião que teve em julho de 2022 com embaixadores onde foi tratada a confiabilidade das urnas eletrônicas.

No entanto, durante a coletiva de imprensa que anunciou o relator, a deputada Caroline De Toni disse ter conversado com Bolsonaro e que ele não teria pedido pela própria anistia.

“Ele disse para priorizar os presos políticos do 8 de janeiro e não pediu em seu nome”, afirmou.

No ano passado, a proposta chegou a receber parecer pela rejeição enquanto estava sob a relatoria da deputada Samia Bomfim (Psol-SP), indicada pelo ex-presidente da CCJ Rui Falcão (PT-SP). No entanto, Samia perdeu a relatoria da matéria por ter deixado de fazer parte da comissão no final de 2023.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias