A compra de 263,3 mil toneladas de arroz pelo governo Lula será investigada por uma CPI

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Luciano Zucco (Republicanos-RS) apresentou na semana passada um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar a compra de 263,3 mil toneladas de arroz pelo governo Lula.

Das quatro empresas vencedoras, a maior é uma empresa do Amapá especializada na venda de leite e derivados. Caberá à Wisley A. de Sousa LTDA, conhecida como supermercado “Queijo Minas”, entregar 147,3 mil toneladas do grão, em uma transação superior a 736 milhões de reais.

Suspeitas sobre a compra

Há poucas informações sobre o mercadinho no Amapá, além de suas redes sociais pouco movimentadas e números de contato, conforme reportado pela Crusoé na semana passada.

Outra transação suspeita envolve um empresário de Brasília que confessou à Justiça ter pago propina para conseguir, no passado, um contrato com a Secretaria de Transportes do Distrito Federal. Ele representa a ASR Locação de Veículos e Máquinas, a segunda empresa com maior participação no leilão.

O pedido de CPI já conta com cerca de 100 assinaturas de parlamentares, sendo necessárias 171 para sua instauração. Zucco espera alcançar o número necessário ao longo desta semana.

Investigações na PGR sobre fraude

Na semana passada, parlamentares protocolaram na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação para apurar indícios de fraude na aquisição.

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) argumenta que, dos 28 lotes, apenas 17 foram arrematados. Segundo ele, várias empresas envolvidas na negociação com o governo federal possuem baixo capital social, o que levantou suspeitas.

A compra de arroz importado foi uma medida adotada pelo governo federal para tentar regular o mercado interno, embora produtores nacionais tenham negado repetidamente a possibilidade de desabastecimento do produto no Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias