Palestra do MP destaca atuação da instituição em defesa dos vulneráveis

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Coordenador do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAVIT), promotor de Justiça André Almeida, proferiu na noite de segunda-feira (10) uma palestra para acadêmicos do 1º período do curso de Direito da Faculdade São Lucas.

O evento, que integra o projeto “MP em Debate Acadêmico”, levou o tema “Atuação do Ministério Público em Defesa dos Vulneráveis”. O integrante da instituição iniciou explicando o conceito de vítima: toda pessoa que sofre danos, sejam eles físicos, emocionais, psicológicos ou econômicos, em decorrência de um crime ou violação de direitos, podendo sofrer diretamente ou indiretamente, como familiares e amigos que também são afetados.

O promotor de Justiça destacou a importância do Ministério Público como guardião da legalidade e defensor dos vulneráveis além de promotor da justiça social. Detalhou que os vulneráveis são alguns grupos mais suscetíveis a se tornarem vítimas de crimes e violações, como crianças e adolescentes; idosos; pessoas LGBTQIAPN+; pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência doméstica.

Pontuou ainda, durante a sua fala, que o trauma e o sofrimento causados pelo crime ou violência podem ter consequências duradouras na vida das vítimas e enfatizou a importância da empatia, do acolhimento da vítima, da responsabilização dos culpados, bem como destacou os desafios e obstáculos enfrentados, tais como subnotificações; revitimização e insuficiência de recursos.

Sob a coordenação do Grupo de Apoio Operacional Unificado (CAOPUNI), O “MP em Debate Acadêmico” é um projeto que visa à realização de atividades de aproximação com a comunidade acadêmica das faculdades do Estado de Rondônia, através de ciclos de palestras proferidas por membros do MPRO sobre temas atuais e relevantes, inserindo, sempre que possível, a atuação do Ministério Público como agente indutor de políticas públicas. A proposta também é consolidar a atuação ministerial, estimulando a articulação interinstitucional.

Source: do MP/RO
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias