Publicidade
ADVERTISEMENT

Projeto Quelônios do Guaporé conta com apoio da Energisa pelo quarto ano consecutivo

Foto: Antônio Lucas

Soltura de filhotes tem como objetivo preservar tracajás e tartarugas da Amazônia na região

A Energisa reforça seu compromisso com a preservação da fauna amazônica ao apoiar, pelo quarto ano consecutivo, a soltura de filhotes de tartarugas do Projeto Quelônios do Guaporé, promovido pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale). O evento, que ocorre anualmente no rio Guaporé, no município de São Francisco do Guaporé, situado a aproximadamente 600 quilômetros da capital Porto Velho, é uma tradição consolidada na região há 25 anos.

Foto: Antônio Lucas

Na edição deste ano, milhares de filhotes de tracajás e tartarugas da Amazônia foram devolvidos ao seu habitat natural, representando um marco significativo para a preservação dessas espécies. “É um marco para o meio ambiente, pois esse projeto além de preservar a fauna acaba por conscientizar, os apoiadores, comunidade local e em especial as crianças que estão presentes nessa ação”, ressalta o supervisor da Energisa, José Carratte. “Para a Energisa o sentimento é de satisfação pela oportunidade de participar e apoiar mais uma vez esse projeto”, completa Carratte, mencionando o apoio logístico da Energisa ao monitoramento aquático dos tabuleiros (áreas) de desova e produção de placas de identificação de praias monitoradas.

José Soares, coordenador do projeto pela Ecovale, explica que o Vale do Guaporé é lar de importantes quelônios, e o projeto de preservação visa garantir a sobrevivência e a reprodução saudável do tracajá e da tartaruga da Amazônia. Segundo ele, a fiscalização rigorosa, que abrange desde o momento da desova até a soltura, desempenha um papel fundamental na prevenção de crimes ambientais e na proteção da região contra ações predatórias, especialmente na fronteira entre Brasil e Bolívia. “Desde o início deste projeto, há 25 anos, já soltamos mais de 80 milhões de filhotes de tartarugas e mais de 600 mil filhotes de tracajás”, completa o coordenador.

Soares aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Energisa. “As parcerias são um incentivo para que possamos seguir firmes nessa missão de preservar os quelônios da Amazônia. Agradecemos todas as instituições parceiras, inclusive à Energisa, que tem nos apoiados de maneira significativa desde 2021, inclusive com a implantação de placas solares em nossa base, as quais têm sido fundamentais desde 2022 para o andamento dos trabalhos”, conclui o coordenador do projeto.

Foto: Antônio Lucas

Fonte: Assessoria

 

 

 

 

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias